h1

“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” (Taare Zameen Par – Every Child is Special)

1 de abril de 2009

Diferentemente do que costumo postar resolvi destacar no blog outros gêneros cinematográficos, ou seja um filme de Bollywood. Este é o primeiro filme indiano, que assisto, porém marcou de tal maneira que aguçou meu desejo de conhecer mais este universo do cinema. Por isso compartilho com vocês uma resenha do filme que espero, assim como o próprio filme, apreciem.

Do que foi mostrado no filme ficou marcado para mim, o modo como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.

taare-zameen-par-cd

Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, já macaco velho nas bandas de Bollywood. Pela primeira vez, após a atuação em sucessivos filmes que lhe deram a fama em anos recentes, Khan quis arriscar-se como diretor e impressionou pela qualidade e sensibilidade neste filme. Ele não só dirige TZP, como produz, com sua Aamir Khan Productions, e também atua no papel do professor substituto. Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também surpreendeu pela qualidade de sua atuação. Merecidamente, Safary ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no mesmo Filmfare Awards deste ano de 2008. Virou celebridade. Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas (muito boas, por sinal), Maa, que significa “mãe” em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.

Taare Zameen Par – Every Child is Special“, o que significa, exatamente, “Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial“. Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano – veja que não digo professor, mas educador. Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a idéia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro.

O filme vai muito além de tocar na sensibilidade de ser criança e educador; ele manda uma mensagem de nosso papel como ser humano – o que na Índia não é tarefa fácil. Aliás, poucos são os próprios indianos que realmente reconhecem o valor desse filme, muito poucos.

Em muitos momentos, Aamir Khan optou por utilizar recursos caricatos para os personagens do filme, sobretudo em relação aos professores de ambas as escolas por que Ishaan passa. Ainda que personagens caricatos possam trazer um grau de irrealidade para a trama, em Taare Zameen Par a caricatura contribui para aumentar a sensação de sofrimento, opressão e incompreensão vivido pelo garoto disléxico. No conjunto, caricaturas e clipes de música ilustram uma ficção que de irreal nada tem; qualquer semelhança entre a ficção e a vida real é mera coincidência, diz, antes do filme começar. Mas o próprio professor Ram Shankar Nikumbh (interpretado por Aamir Khan) lembra às crianças que Einstein, Agatha Christie, Da Vinci e Tomas Edison eram disléxicos e sofreram na infância – TZP é história da vida real. Antes fosse apenas ficção.

Em Taare Zameen Par não há as típicas cenas de dança dos filmes de Bollywood; as músicas aparecem como clipes, mostrando cenas que complementam a história que está sendo contada naquele momento, porém sem diálogos. A primeira a aparecer, por exemplo, mostra a rotina da casa de Ishaan. Num outro momento, Ishaan sai pra rua e anda pela cidade (Mumbai), reparando em detalhes não usuais para uma simples criança de sua idade. Neste momento toca a música Mera Jahan, que, literalmente, significa Meu Mundo. É o que Ishaan vê e reconhece como fazendo parte integrante. Ao voltar pra casa ele elabora o que viu fazendo um desenho – a criatividade artísticas em disléxicos tende a ser mais aflorada, pela sua maneira distinta com que o mundo é compreendido. A música que ficou mais famosa, porém, foi Maa, que significa Mãe, como já disse anteriormente. Quando passa essa música, Ishaan acaba de chegar no internato e sofre demais – sua mãe também. Postarei este clipe pra vocês.

Numa outra música, com o título que dá nome ao filme, vemos o professor Ram Nikumbh em seu emprego na escola pra crianças especiais e depois partindo para a casa de Ishaan, onde irá conversar com seus pais. A música é longa e tão longo é todo esse momento, mas nem percebe-se a música tocar, dada a imensidão de informações passando. Porém, o detalhe mais importante desta passagem está no que faz Ram no caminho até a casa de Ishaan, que não vi indiano nenhum fazendo e nem sequer parando para refletir sobre. No ônibus, o professor ajuda uma mãe com seu bebê; depois, na beira da estrada, paga um chá com biscoitos à criança-empregada do estabelecimento. Em outro momento, andando ao lado da feira, pega a couve-flor que cai no chão. Coisas simples, mas indianos não costumam fazer coisas simples. Simples ajudas, mas indianos não costumam ajudar.

Taare Zameen Par vem também cumprir um importante papel na sociedade indiana. Não se trata de civilizar ou ocidentalizar, mas de trazer um pouco mais de humanidade para o coração hindustani, um pouco mais do senso de individuação, que de nada tem a ver com individualização. Talvez ainda além de mandar uma mensagem sobre o papel do educador, este filme ensina antes o que é ser pai, o que significa e o que implica em ter um filho. Ram Nikumbh, contestando o que o pai de Ishaan disse a ele em certo momento, deixa bem claro o que significa a palavra “cuidar”. E neste momento sublime, alerta para que não aconteça com Ishaan o que acontece com as árvores das Ilhas Salomão, que morrem após as pessoas ficarem gritando à sua volta. Aamir Khan fez uma obra-prima – e talvez a última também. Será difícil que ele faça um filme tão bom como esse de novo.

Texto extraído e adaptado do blog

http://cinemaindiano.blogspot.com/2008/06/como-estrelas-na-terra.html


About these ads

172 comentários

  1. Fiquei muito feliz de ver minha crítica ao filme publicada aqui. Esse filme é simplesmente O filme… não podemos nos enganar e pensar que o cinema indiano seja assim, muito pelo contrário. TZP foi uma excessão no cinema da humanidade.


    • Olá Ibirá!

      Obrigada pela aprovação da postagem de sua resenha fílmica, que está excelente, no blog Cinemania.


    • Assisti o filme na faculdade, ao terminar estávamos todos chorando,foi um choque para todos e confesso que a turma ficou encantada. Tirei uma cópia e vou assistir várias vezes e repassar para minhas colegas professoras.
      O filme em si é uma auto avaliação.


      • Assisti o filme na faculdade, ao terminar estávamos todos chorando,foi um choque para todos e confesso que a turma ficou encantada. Tirei uma cópia e vou assistir várias vezes e repassar para minhas colegas professoras.
        O filme em si é uma auto avaliação.
        Fatinha Camarão em Canindé Ce. Turma de Psicopedagogia INTA.


      • olá tbem assisti ao filme pois estou fazendo pós graduação em gestão escolar poderia me enviar uma cópia pois não consigo baixar
        desde já agradeço


      • gostaria de saber como faço para adquirir uma copia desse filme se possivel entre em contato com migo meu imail é ps.ferreira6@hotmail.com grato!

        Paulo Sergio Ferreira Pirambu/SE


    • Estamos na Direção da Escola de Educação Especial APAE- Roseira SP e fiquei encantada com o filme, passamos para todos os funcionários assistirem e recomendamos pra muitas pessoas.


    • Ola, excelente o filme, assistir com minha turma na FADBA (iaene), nao cheguei a chorar mais fiquei muito emocionado e motivado a sempre que possivel demonstrar o amor um para com os outros.


      • Vi o filme no curso tecnico de magisterio e gostei muito,todos nos emocionamos muito.


  2. O filme é de uma riqueza infinita.
    Todo mundo que quer sr educador ou pai deve assistir


    • esse filme realmente senssibiliza qual quer ser humano, uma vez que é muito dificil ser humano facil mesmo é ser gente .


  3. O filme é emoncionante de mais é este educador é um herói.parabéns.


  4. O filme é maravilhoso,deveria ser uma espécie de bíblia para educadores,pais…


  5. Assisti esse Filme na faculdade e me apaixonei por ele gostaria muito de comprar, pois acredito que seja um filme que devemos assistir sempre e se possivel passarpara os pais cajo seja possivel a compra por favor me informe. Grata Simone


    • gostaria de comprar este filme, pois ele é de uma riqueza muito grande, elzair Piauí


  6. eu amei este filme é uma história muito linda eu chorei porque é muito comovente Deus é tão bom q enviou este professor para ajuda-lo, o menino precisava de ajuda,foi muito bom mesmo!
    eu tenho um filho que tem hidrocefalia e ele é um milagre de Deus, graças a Deus ele está muito bem !!!
    eu amei este filme!!!


    • Olá, Fernanda. Gostaria de saber como vc adquiriu este filme? Quero assistí-lo. Tenho um filho disléxico.
      Att.Fabiana


      • http://www.mega-filmes.net


      • EU SOU,DÉBORA CÁTIA PSICOPEDAGOGA,O FILME FALA DE UM GAROTO QUE E DISLEXO,MAS AS PESSOAS NÃO PECEBE AS HABILIDADES QUE A CRIANÇA TEM. A ARTE,A LUDICO SÃO IMPORTANTE FERRAMENTAS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA QUANDO APLICADA ,PARA A FELICIDADE,INDEPENDENTE DO DESVIO,PROBLEMA QUE TIVE


    • Este filme foi o melhor Filme que já assisti em todas as épocas, não há como negar é realmente espetacular. Todos os profissionais da Educação, Pais, professores teriam que ter acesso a esse filme, bem como uma conversa, ou seja, roteiro para discussão do mesmo.
      Atenciosamente,
      Maria do Socorro Ambrosio


      • Concordo plenamente com vc
        adorei este filme


  7. Estou querendo assistir o filme ,pois meu filho é dislexo.e moro no interior do estado de Goiás.
    *Onde comprar?


  8. Assisti esse filme hoje, numa reunião na escola em que trabalho…MARAVILHOSO, uma lição de vida.


    • Pessoal assisti esse filme na faculdade e realmente aprendi muito muito mesmo.. Tentei comprá-lo e não consegui. Então fiz uma cópia do dvd de uma amiga. Quem quiser a cópia eu vou cobrar apenas o valor do cd virgem..

      Mande um e-mail para edna_paes@hotmail.com

      Bjos à todos


  9. não consigo encontrar esse filme,para locar onde acho?
    obrigada.


  10. eu gostaria de saber o nome so filme


  11. Asisti o filme recentemente aqui em Sorocaba no Centro de Referência em Educação. Eu e a sala toda saiu impactada.Lindo , maravilhoso, belo, sensível…não há palavras que possam descrevê-lo. Acredito firmemente que todo educador deve assistir ao filme.Sua visão diante da criança será outra.
    Tenho um filho TDH e sei que meu filho passou por algumas cenas do filme, a incompreensão o julgamento sem a chance de defesa…


  12. Esse filme mostra como um ser humano pode destruir a vida de outro, e como nós educadores podemos fazer a diferença.
    Temos que amar nossa profisão e sim forma crianças em cidadãoes criticos e que saibam lidar com as dificuldade que a vida nos impõe!!!
    Amei demais este filme


  13. Simplesmente impactante, é para se repensar, e rever o que é ser um Educador.


  14. Onde posso encontrar o filme?


  15. QUE FILME LINDO E MARAVILHOSO!!!!Faz o verdadeiro educador ter um olhar especial a aquele aprendente que pede socorro.E um tapa com luva em quem não aceita o filho como ele e.Todo educador que tem verdadeiro compromisso na area da educação tem o dever de ver esta beldade.


  16. nossa esse filme é tudo de bom gostaria de assistir ele mais vezes


  17. esse filme mostra a realidade da educação em todo o mundo


  18. Para quem quiser o filme pode ser baixado deste link
    http://sevendownloads.org/2009/05/como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e.html

    Se não for possível tentem encontrar outros sites. Basta jogar no google a frase: Como estrelas na terra download Aparecerá uma lista de possíveis sites disponibilizando o filme para download.

    BOA SORTE a todos


  19. Assisti a esse filme numa aula de pós (bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem). A Sala ficou num silêncio espantoso, se deixassemos cair um alfinete seu som seria ouvido por todos, é uma obra prima do cinema, casamento perfeito entre a história e os interpretes. fiquei sem palavras depois que assisti. A professora que nos acompanhou no curso de três semanas, ao final do filme, sentiu seu dever cumprido…


  20. Não assisti ainda,mas uma colega sim;pois fiquei interessada em saber como,comprar onde posso conseguir;mande por favor.
    Grata teresa.


  21. NOSSA,QUE FILME EMOCIONANTE!!
    PERFEITO!
    DEVERIA PASSAR NA TV,ASSIM TODOS TERIAM UMA OPORTUNIDADE DE ASSISTIR!
    MUITO BOM MESMO!!!


  22. Esse filme é uma pérola muito rara e que todos deveriam valorizar muito.Como educadora digo que toda pessoa e não só educador devem assistir ao filme.


  23. Vc vai amar


  24. como faço para adquirir esse dvs.bjs


  25. gostei muito do filme , mas gostaria de rever, não consigo locar.como poderia comprar?


  26. como faço para adquirir o filme.


  27. Meu filho é dislexo e ele assistiu no curso que eles está fazendo,chorou muito e disse que o filme é perfeito. Ganhei uma copia e amei, gostaria que todos os educadores e pais tivesem a oportunidade de assistir para não passar o que eu e meu filho passou. Esse filme é uma verdadeira eswtrela em nossas vidas.


  28. O filme realmente é uma obra de arte assisti na faculdade e fiquei encantada eu e praticamente toda sala chorou pois é demais é excelente…sou estudante do curso de pedagogia então para mim foi maravilhoso…


  29. Gostaria de saber como e onde eu consigo a legenda em português


  30. Não há o que falar sobre esse filme. Ele é incrível. Acho que foi o melhor filme que assisti na minha vida. Só peço uma coisa. Não fiquem tristes ou com pena do menino. Alegrem-se com sua capacidade de recuperação e com seu desenvolvimento. ASSISTAM!


  31. Eu adorei o filme,inclusive é o mais lindo que já assisti,jamais imaginei chorar tanto em um filme como me ocorreu,pois,sou professora e me recordei de quantas crianças passam por essas dificuldades e são ignoradas,até mesmo pela falta de conhecimento específico do professor.E logo da índia,que eu nunca havia assistido um filme de lá,veio me surpreender desta forma,esse filme deve ser assistido por todas as pessoas da terra.Principalmente quando se refere as árvores das ilhas salomão.


  32. O filme é para mim um lição de amor, ternura, compreensão e delicadeza.
    A relação professor (de artes) /aluno é simplismente doce.
    Me emocionei muito durante todo filme.


  33. Adorei o filme , pois eu achei o professor um heroi gostei muito mesmo ii queria assistir de novo


  34. gostaria de receber a trilha sonora do filme


  35. Adooooorei,estou até iniciando um trabalho sob o filme!
    E estou feliz e sinto prazer me relacionar com tal materia!


    • Amei, este filme pois é uma realidade que acontece na nossa vida ,pos eu tenho um filho que parece com as caracteristicas daquela crianca o médico diz que tem um grau de autismo ele não gosta de estudar e já esta repetindo o 2ºperíodo por 3 vezes


  36. Assisti na faculdade sem muita esperança que fosse bom, mas foi simplesmente MARAVILHOSo. Não lembro de um filme ser tão bom quanto este. Ninguém saiu da sala, foi fantástico.


  37. Maravilhoso, me emocionei muito..uma produção incrivel, o ator (menino) ótimo, passou muito bem o sentido do filme…. Um filme que deve ser visto por todos profissionais da area da educação, importantissimo, riquissimo….


  38. Prezados senhores,
    Lí a resenha do filme. O filme não está em cartaz no Brasil e nem achamos em locadora. Como conseguir adquirir este filme?
    Agradecido. Prof. Antonio Carlos Faria


  39. Lí a resenha e vi o fime.Gostaria de adquirir este filme.
    Adorei como mãe,professora e cidadã .


  40. OLÁ PESSOAL!

    ESTE FILME REALMENTE É EXCELENTE.

    MAIS UM AQUI PARA AUMENTAR A LISTA DE ELOGIOS, PQ MERECE REALMENTE!

    PARA PAIS, EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES, É UMA DICA DE FILME QUE PROPORCIONARÁ GRANDES ENSINAMENTOS E UMA MAIOR COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO DA VIDA DE UM MODO GERAL, ATENTANDO PRINCIPALEMENTE PARA A CRIANÇA EXCEPCIONAL!

    PARABÉNS!

    Messias Gomes
    Graduação em Pedagogia
    Faculdade de Educação de Crateús – FAEC
    Crateús – Ceará


  41. Boa noite! Eu tb amei este filme…
    e por incrível que pareça, minha filha de 4 aninhos tb… ela pede todos os dias para assistí-lo e com isto já assistiu 8 vezes,mesmo não sabendo ler as legendas… é simplesmente MARAVILHOSO!!!


  42. Esse filme é extraordinário e maravilhoso. A coordenadora da Universidade onde estudo teve uma bela iniciativa, quando decidiu compartilhar a historia desse filme com os alunos da Pedagogia. Me fez refletir, analisar e fiquei sensibilizada diante das cenas presenciadas, porém aprendi o quanto o professor deve ser flexível e ter um olhar sensível mediante as situações presenciadas na sala de aula.


  43. Este ilime é ótimo. Adorei e gostaria que os cinemas produzissem para as famílias que são tão importantes na educação das crianças.
    obrigada.Rose


  44. Ameii o filme,é essencial para todo educador, nos deixa muitas lições importantes, que devemos tomar não só como professores, mas como seres humanos. O educador tem que ter muita sensibilidade em perceber todos os detalhes e saber identificar necessidades específicas de cada aluno.


  45. Simplesmente emocionante…
    eu chorei do ínicio ao fim deste filme!
    É comovente. Nele podemos ver a importância de agir diferente… de enxergar as coisas, os outros, com outro olhar. Um olhar de carinho e de cuidados!

    eu recomendo!!!


  46. BOA NOITE! ADOREI O FILME , ESTOU TRÊS DIAS CHORANDO , QUANDO LEMBRO DO FILME ME EMOCIONO NOVAMENTE


  47. Este filme simplesmente é maravilhoso , assisto quase sempre , não me canso e nem os meus filhos de 7 e 11 anos , a educação precisa de professores com esse amor , amor esse que se entrega de alma e visa sim o bem estar da criança , este fime me fez lembrar da època em que dei aula para crianças carentes em uma instituição filantropica , eu sinto até hoje o amor que sentia em acordar cedo e ir pro trabalho !!!! minha experiência profissional foi áté o magistério ,pois na época com 19anos não sabia o qto era importante ganhar conhecimentos , mas em compensação ganhei muita experiência de amor e carinho com as minhas crianças ( assim eu as chamava … ) enfim … procurei ser como esse professor dedicado , e tenho certeza absoluta que deixei a cada aluno o que é essencial o AMOR e o RESPEITO para com o ser humano !!!


  48. Sempre coloquei alguns filmes como tópicos na minha vida! porem depois de assistir este filme tudo mudou!, penso que todos tem que assistir o filme para que hajá uma compreensão dos milhares seres humanos já adultos que sofrem com esta situação!
    Digo que é uma lição para toda vida.


  49. é realmente o filme é fantastico assisti na faculdade e na sala estavamos todos chorando, ficamos encantado com a maneira de um so professor mobilizar toda uma escola tornando todos felizes


  50. Gostaria muito de adquirir o filme.Onde posso conseguir?
    Ana Maria


  51. Para quem quiser o filme pode ser baixado deste link
    http://sevendownloads.org/2009/05/como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e.html

    Se não for possível tentem encontrar outros sites. Basta jogar no google a frase: Como estrelas na terra download Aparecerá uma lista de possíveis sites disponibilizando o filme para download.

    BOA SORTE


  52. Este filme é uma obra prima, que nos ensina muitos valores e atitudes que precisamos reavivar. Uma pessoa não tem atitudes e reações sem um motivo. Precisamos olhar as pessoas e procurar enxergar de um modo diferente…são todas especiais porque são únicas. São belas e trazem consigo valores imensos que o mundo precisa e merece conhecer. Nossa tarefa é entendê-las e ajudálas a exercitarem seus valores. Todas as pessoas são um presente de Deus…são como estrelas na terra!


  53. ADOREI O FILME, GOSTARIA DE SABER SE JA TEM UMA VERSAO DUBLADA PA PASSAR PA AS CRIANCAS


    • OLÁ!POR FAVOR,COMO COMPRAR ESTE FILME? QUE PODE ME VENDER UMA CÓPIA?
      GRATO.


  54. assisti o filme na faculdade ele e simplismente maravilhoso, um exemplo de professor de arte a qual devemos seguir, me emocionei muito……


  55. adorei o filme assisti na faculdade um exemplo de professor a ser seguido. me emocionei muito….


  56. SEM SOMBRA DÚVIDAS, ESTE FILME MARCOU MINHA VIDA PROFISSIONAL, POIS FICOU MUITO CLARO QUE A MAIORIA DOS CASOS DE ALUNOS DITOS “INDISCIPLINADOS”, NA VERDADE NECESSITAM DE ALGUÉM QUE LHES DÊ ATENÇÃO, CARINHO, APOIO E ACIMA DE TUDO, RECONHEÇA-OS COMO CRIANÇAS.
    MARAVILHOSO.


  57. assiti no cinema que uma professora trouxe chorei o filme inteiro, e todos no meu redor estavam também, é muito lindo mesmo esse filme! assisti e recomendo muito bom meeesmo :D


  58. Vimos ontem na faculdade, achamos maravilhoso! É um filme muito comovente e de grande sensibilidade.
    Correlacionei a narrativa do filme com a palestra do escritor e psicanalista Rubens Alves que nos preseteou na sexta feira passada com uma fala onde justamente critica uma educação padronizada1 Cada ser é único em sua subjetividade, cabe a cada educador possuir vocação e responsabilidade para descobrir e insentivar em seus púpilos a criativadade e aproveitar o que há de melhor nestes pequenos grandes sujeitos!


  59. Terminei o filme em estado de graça.
    Não dá para perder! É um forte convite a pensar, sentir e se emocionar com o ser humano. Não saberia pontuar um aspecto em especial,mas gostaria de compartilhar com as pessoas uma experiência inesquecível.Não dá para perder!


  60. oi eu adorei este filme fiquei muito emocionado, na verdade toda a minha família ficou …
    eu assisti uma vez e adorei e então comprei em DVD,,mostrei para todos os meus amigo…..


    • gente quem aida não assistiu pesso que assista prometo que vcs nãop vão se arrepender…


    • Oii aonde vc comprou esse dvd queria um..


  61. Me emocionei muito com o filme.Talvez pelo fato de ser educadora.Um filme que sem dúvida vai abalar os corações de quem tiver o privilegio de assistir.E logico o cinema na India,álias no mundo agradece.


  62. estou precisando urgente da letra em portugues, daquela parte que ele entra de palhaço


  63. Acabei de assistir esse filme,eu e minhas criancas,

    chorei muito, nao deu pra segurar! e muito lindo!

    Sem duvida serei uma professora melhor que antes.
    TODO PROFESSOR DEVE ASSISTIR!


  64. Concerteza, uma grande lição…
    Excelente pera pais e educadores. =)
    Muito emocionante.


  65. Nossa , gostei mt , vai me ajudar bastante !
    O filme é otimo .

    Mt oobrigado :)


  66. hoje eu asasisti a esse filme na minha faculdade, chorei e quase todos os colegas choraram também.Eu achei o filme um espetáculo de bom ele retrata muito bém o assunto!! amei, o filme mostrou que punicões não resolvem NADA!O que resolve são profissionais bém preparados, e com sensibilidade humana para diagnosticar crianças com esse tipo de problema. A criança era um genio só precisava ser descoberta!!Fiqeui pensando quantas não sofreram e ainda continuam sofrendo até que alguém com competencia reconheça que ela tenha essas dificuldades e sejam tratadas!!!Valeu o filme foi o máximo!!Aprendi muito.


  67. ESTE FILME É UM VERDADEIRO DESPERTAR PARA QUALQUER EDUCADOR, POIS NOS FAZ REFLETIR A RESPEITO DA MANEIRA COMO TRATAMOS NOSSOS ALUNOS,CRIANÇAS, QUE PRECISAM DE APOIO E AMOR NO MOMENTO EM QUE ESTÃO APRENDENDO. PORÉM MUITAS VEZES SOMOS CRUÉIS E PRECONCEITUOSOS COM AQUELAS CRIANÇAS QUE TÊM MAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PREFERIMOS OS “PRIMEIROS DA CLASSE”; É DIFÍCIL VER QUE MUITOS PROFESSORES “MATAM” A VONTADE DE APRENDER DOS ALUNOS.
    ESPERO QUE AO ASSISTIR ESTE FILME OS EDUCADORES DE TODAS AS PARTES DO MUNDO POSSAM REPENSAR SUA FORMA DE EDUCAR E TENTAR TRAZER NOS OLHOS PELO MENOS UM POUCO DO AMOR E DA VOCAÇÃO QUE PERSONAGEM DO PROFESSOR SUBSTITUTO CARREGA NO OLHAR.
    ENSINAR COM AMOR É A FRASE QUE SINTETIZA ESTE FIME MARAVILHOSO.


  68. realmente o filme é maravilhoso assisti na faculdade no curso de pedagogia.


  69. O filme COMO ESTRELAS NA TERRA deveria ser assistido por todos os professores e pais. Revela a realidade! Quantos alunos estão pedindo socorro quando apresentam uma atitude não aceitável? Nós, condenamos, ficamos estressados, etc… É um crime que cometemos, quando agimos assim. Daí a necessidade de nossa sensibilidade ser aguçada, do nosso olhar “clínico”. Muito bom, o filme.


  70. Assisti a esse filme na faculdade. Fiquei impressionada e ao mesmo tempo emocionada.Tentei mas não consegui segurar as lágrimas.Foi o filme mais lindo que já assisti em toda a minha vida e que traz uma grande lição para nós professores e para pais que tem filhos disléxicos.Mandei até fazer uma cópia para mim.ADOREI!!!


  71. a sisti o filme na facodade foi o melhor que ja vi.


  72. nossa esse filme é realmente maravilhoso e unico !!!saber assistie na faculdade a sala toda ficou emocionada .Esse filme é uma lição de vida , acho que tados educadores e pais deveria assisti .


  73. oi gente sou estudante de pedagogia e acabei de assistir esse filme realmente ele é maravilhoso…
    PARABÉNS PROFESSORA RAFAELLA SEU DEVER FOI COMPRIDO!


  74. Olá,gente…Atualmente,sou professora de crianças autistas em uma escola de Educação Especial.Assistir esse filme e me emocionei muito,pois a cada cena,eu via os meus pequenos alunos sendo maltratados por profissionais despreparados,sem vocação e paciência para enxergar as necessidades de cada um deles.Graças,a Deus estou me especializando,para poder contribuir com o rendimento dos meus pequenos que são dádivas de Deus em minha vida.Assim como o pequeno do filme,toda criança é especial.


    • Olá amig@s!

      Agradeço muito a tod@s pela visita e a gentileza de postar um comentário aqui no blog.

      Sou arte educadora e trabalho em escola estadual de SP e assisti o filme TZP durante um curso de Educadores Brincantes do Antonio Nóbrega através da “Péo” da Casa Redonda – Carapicuiba. Ele é um estímulo para que olhemos nossos alunos de maneira mais fraterna e que atentemos também ao fato de que cada pessoa tem interesses e características particulares. Sem estes devidos cuidados dificilmente dá para desenvolver alguma relação educativa em sala de aula.

      Desejo boa sorte a tod@s amig@s educadores!

      Abraços


  75. Saudações a todoas

    Gostaria de dizer que o filme é realmente muito bom, mas não só o filme, pois também gostaria de parabenizar o autor da rezenha acima do filme, muito boa a leitura do filme em conjunção com a sociedade indiana… parabéns


  76. O melhor filme que já assisti, pois trata de um problema vivenciado por milhares de crianças , espero anciosa prá assistir nos nossos cinemas..será um sucesso!!!!!!!!!!!


  77. assisti o filme na escola e me emocionei mto ,mto lindo esse filme. adoreeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiii, keria ssistir de novo, além do professor ser lindo d+++


  78. [...] O seu dia mais activo do ano foi 20 de outubro com 217 visitas. O artigo mais popular desse dia foi “Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” (Taare Zameen Par – Eve…. [...]


  79. nossa assistir esse filme em um curso que eu fiz, o nome do curso é crianças em risco é muito bom esse curso….
    nossa quando vi esse filme fiquei pesando quantas pessoas tem nesse mundo igual ao Ishaan precisando de muitas pessoas como esse professor que mudou a historia daquele menino mostrando que não era por causa da dislexia que ele era pior que os outro….mas que ele poderia fazer muito melhor que qualquer um…….


  80. concordo com o comentario de que este filme deveria ser uma especie de biblia pois nunca vi um filme tão emocionante. parabens a quem o fez, parabens ao menino, a mae e a todos que partiparão do filme. bj


    • Assisti o filme e ameei..posso afirmar que é um dos melhores filmes que já assisti.


  81. Olá, pessoal, assiti este filme na faculdade e para compartilhar com os familiares, gostaria de saber se alguém pode me passar um link atualizado onde posso baixar o filme de graça.

    Obrigada. Fiquem com Deus.


  82. Este filme é maravilhoso, sou uma Terapeuta Ocupacional e preciso comprar este DVD, como que faço.


  83. Como todos os comentários, também gostei muito do filme. Já assisti por duas vezes, e não deu para segurar as lágrimas. Sou estudante de Pedagogia, preciso aprender como lidar com as crianças especiais, saber de suas dificuldades e necessidades. O professor deve ser o mediador, tendo o compromisso com a formação humana.


  84. Assisti varias vezes o filme juntamente com meus filhos, apesar deles não conseguirem ler as legendas, devido a idade deles, a mensagem é tão clara e envolvente que não se faz necessária tal pratica, se houvesse uma versão dublada seria muito melhor a compreenção para as crianças que se encantam com as músicas e danças.


  85. Simplesmente maravilhoso, não tenho palavras, chorei do comerço ao fim muito lindo; filmes assim que deveriam ser produzidos e assistidos pelos nossos dirigentes, com isso quem sabe nossas estrelas poderiam brilhar muito. Continue sempre postando filmes deste tipo.
    obrigada.


  86. Assisti na faculdade e amei , o protagonista é um excelente ator que nos emocionou muito.O filme é muito bem escrito.Parabéns.


  87. essse fiilmee éh muiito boom, assisti na escola com minhas amigas.. me emocionei demais! recomendo haha


  88. adorei o filme me emocionei varias vezes e tive uma verdadeira lição de vida!!!


  89. Sou pai de um menino de 10 anos com os mesmos sintomas do menino do filme, chorei muito, pois minhas atitudes sao as mesma do pai do menino. O filme é realmente maravilhoso, até a letra (espelhada) do menino é igual a do meu filho, meu filho tb nao le, nem escreve, mas é um musico de primeira qualidade, toca 2 instrumentos (bateria e violao), essas crianças sao realmente estrelas na Terra. Que Deus as abençoe.


  90. faço magistério numa escola em salvador chamada instituto central de educação Isaías Alves (ICEIA) estou no 4°ano e tenho 16 anos. é o ultimo ano e tenho medo de pegar alunos com esse problema, e o pior, os pais não acreditarem em mim.
    já havia assistido o filme, antes de ser uma educadora, depois de assistir como educadora não chorei, mas fiquei interessada em pesquisar e estudar sobre essas pessoas especiais, peço que me ajudem.


  91. Assisti este belissimo filme na faculdade, muito chocante, mais lindo o final chorei muito mesmo.


  92. ja assisti este filme e irei fazer inumeras palestras e gostaria de telo vc poderia de indicar um site ond eu possa compralo ou vc pod me vender naum sei por favor me responda ja, grato…


  93. Eu tbm assisti ao filme na minha escola,sou professora e chorei do começo ao fim.Muito legal assistam tbm.O filme faz com que reavaliemos nosso olhar para nosso aluno.As vezes cobramos demais e não nos damos conta de que não é uma simples preguiça.

    beijos a todos!!!obrigada…


  94. Este filme é lindo meu professor de matematica que nos corteziolu com esta maravilha. tinha que ser lansado no brasil.


  95. ESSE FILME É MUITO LEGAL E ESPECIAL PARA MIM NUNCA ESQUECEREI.


  96. ESTE É SIMPLESMENTE O MELHOR FILME DO MUNDO,SÓ DE LER OS CMETARIOS JÁ ESTOU EM LÁGRIMAS POIS EU TENHO UM ISHAAN LINDO DIFERENTEMENTE INTELIGENTE,VIVE SONHANDO E ENSINANDO ENQUANTO FIQUEMOS COBRANDO DELE APRENDIZAGEM,HJ GRITEI MUITO COM ELE PORÉM DEUS COLOCOU EM MINHA MENTE ESTE SITE PARA QUE EU PUDESSE LER SOBRE AS ARVORES DAS ILHAS SALOMÃO,QUE MORREM QUANDO AS PESSOAS GRITAM,QUERO USAR ESTE SITE PARA DIZER PERDÃO JOHNPAUL A MAMÃE TE AMA DEMAIS.ASSISTAM!


  97. Olá amig@s visitantes!

    Me deixa muito feliz receber tantas visitas e ver manifestações de carinho nos comentários.

    Obrigada!

    Abraços a tod@s!


  98. esse filme é maravilhoso,hoje sei que quero trabalhar com criança,pois ainda existe uma descriminação muito grande nesse nosso meio!!!!


  99. Olá amig@s!

    Aproveito este espaço para divulgar outro texto interessante sobre o filme e que encontra-se disponível no link: http://www.readoz.com/publication/read?i=1039276#page1

    Se desejar cadastre-se no CINEMANIA para receber as novidades do blog. É só clicar em “subscribe”

    Abraços!


  100. O filme é excelente,emocionante,as músicas belíssimas e eu espero que Aamir Khan, não necessite nunca mais ter que fazer um filme com essa e outras abordagens do mesmo nível para poder chamar a atenção das pessoas para esse problema. Esse filme deveria ser passado em rede nacional nas emissoras de TV, tenho certeza que muitos professores que se dizem educadores, teriam um outro olhar para o seu aluno que apresenta algumas ou muitas caracterísitcas disléxicas.


  101. Excelente filme todo Educador deveria assistir, amplia muito nosso campo de visão.


  102. Adorei este filme eu como professora me mostrou muitas formas para ajudar as crianças que apresenta alguma dificuldade no aprendizado.


  103. adorei sua resenha…perfeito!!
    me envia tb se puder o filme tb não consigo baixar na net


  104. Amei este filme, indico aos pais e educadores em geral, dar mais valor ao perceber suas dificuldades, garanto que lhe proporcionarão grandes ensinamentos e uma maior compreensão e percepção da vida de um modo geral a todo ser humano,sou de Dourados-MS, estou fazendo um curso através da e-Proinfo, sou educadora, funcionária pública há 10 anos, agradeço desde já a Prof° Liliane e prof° Sandra que nos deram esta oportunidade de participar estamos gratos por tudo, obrigada.


  105. esse filme é ms tu legal eu fiz vou estalar no meu compotator


  106. filme excelente to atras de uma cópia


  107. Esse filme realmente é muito bom ! estou fazendo tipo um trabalho de escola sobre ele e estou tentando achar no Youtube… mas não sei se vou encontrar mas vou continuar procurando…


  108. eu acho esse filme otimo pois nunca havia assistido algo assim amei me emocionei muito e esse filme e muito marcante parabens pelo trabalho de voces


  109. Encantador…esse filme nos remete a pensar nossa profissão.
    afinal o que ser educador?
    estou aprendendo a cada dia e esse filme me ajudou bastante…
    abraços.


  110. legal gostei muito mesmo me emocionei muito assitir na escola o m


  111. adorei o filme assisti na faculdade no curso de pedagogia e foi ótimo todos choraram ao final do filme e eu fiz uma reflexão na minha própria vida pois tenho um filho de 5 anos em fase de pre alfabetização. já indiquei o filme para varias pessoas principalmente prof com quem trabalho,ainda não sou pedagoga mas espero levar este filme a conhecimentos de muitas pessoas seja elas prof ou não, pois valeu muito a pena.sem falar que tem me ajudado na realização da minha resenha.


  112. OLÁ, O QUE DIZER DE UMA OBRA DE ARTES COMO ESTA, EU
    TENHO DUAS ESTRELINHAS EM CASA TAMBÉM, A MIMA E O JO~
    ÃO, O FILME ASSISTI POR INTERMÉDIO DE MINHA CUNHADA QUE É EDUCADORA, ASSIM QUE ELA ASSISTIU IDENTIFICOU MUI
    TO O ISHANN COM MEU FILHO JOÃO, ATÉ FISICAMENTE OS DOIS TEM SEMELHANÇAS, JOÃO TEM DIFICULDADES EM LER E ESCREVER RECENTEMENTE FOI DIAGNOSTICADO COM PROBLEMAS NO APARELHO AUDITIVO CENTRAL, HOJE ELE ESTÁ EM TREINAMENTO COM FONOAUDIOLOGO, FOI DETECTADO NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR MAS NÃO SABIAMOS COMO LIDAR SOMENTE LEVAMOS A PSICOLOGA, NÃO HAVIAMOS FEITO EXAMES MAIS DETALHADOS APENAS QUANDO NO ANO PASSADO MUDAMOS DE PSICOLOGA É QUE ELA PEDIU
    EXAMES MAIS DETALHADOS PARA TIRAR QUALQUER DUVIDA SOBRE O TIPO DE TRABALHO QUE ELA TERIA QUE FAZER PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE JOÃO NA EWSCOLA.
    SANTO EXAMES! ELA FOI DIRIGIDA POR DEUS, FOI NA MOSCA,
    QUASE TRÊS ANOS SEM MUITOS AVANÇOS, QUANTO SOFRIMENTO PARA NÓS E PARA ELE, AGORA JOÃO ESTA SEN-DO INSTRUIDO PARA SUA INDEPENDÊNCIA ELE FEZ DEZ ANOS
    ESTÁ NO QUARTO ANO DO FUNDAMENTAL É OTIMO ALUNO EM
    GEOGRAFIA, MATEMÁTICA , ARTES E TEM OTIMAS NOTAS NAS DEMAIS MATÉRIAS, NÃO PODERIA DEIXAR DE DIZER QUE A ESCOLA SEMPRE O APOIOU E BUSCOU RECURSOS PARA INCLUI-LO EM SUAS ATIVIDADES , DESCOBRIRAM QUE ELE É UM OTIMO ATOR , DANÇARINO E ARREMEÇADOR DE BASQUETE COMO NINGUÉM, EU SOU SUA MAIOR FÃ, TIVE MUITOS ANJOS
    ME APOIANDO LÁ, ME ENSINANDO O QUE NÃO SABIA, TORCENDO PELO JOÃO, ELE É CONHECIDO DESDE A PORTARIA ATÉ A DIREÇÃO DA ESCOLA, É MUITO QUERIDO, VOLTANDO A JÓIA PRECIOSA QUE É ESTE FILME, ELE É UM RETRATO DE SITUAÇÕES QUE MUITOS NÃO QUEREM VER, QUE
    ACHAM QUE SÓ PODE ACONTECER COM OUTROS NÃO CONOSCO, MAS NUNCA É TARDE PARA APRENDER, AMAR, AJUDAR AS NOSSAS ESTRELINHAS! NÃO É MESMO?


  113. somente quem pode observar um céu estrelado e notar que tudo
    é criação de um artista divino e supremo, que usou sua melhor pincelada e suas melhores tintas para faze-lo , observará neste filme a mesma mão e a mesma pincelada.


  114. Olá amig@s visitantes/cinéfilos!

    Escrevo aqui para agradecer a todos os comentários. A resenha fílmica de “Como estrelas na Terra” teve sua postagem datada em abril de 2009 e até hoje (outubro de 2011!) recebo comentários e depoimentos carinhosos a respeito do filme. Que maravilhosa conexão. Agradeço imensamente!

    Aproveito para felicitar a todas as nossas “estrelinhas” pelo dia de hoje (12 de outubro). E que continuem a brilhar mesmo depois de crescidas.

    Abraços!

    Fabi Menassi (moderadora do CINEMANIA)


  115. lindo adorie chorei muito mesmo muito nmossonante


  116. foi emossionante esse filme chorei meuito quando o vi foi emossonante


  117. Um filme extremamente real, que trata de assuntos que lidamos no nosso dia a dia sempre.
    Perfeito Filme, devia ser exibido gratuitamente em todas as escolas e sinemas.


  118. Nossa adorei o filme, esse foi um dos melhores q eu q já assisti em toda minha vida.
    Uma historia q mostra a realidade a dificuldade q alguns sofre e q á recuperação. Explendido!!


  119. Adorei o filme assisti na escola isso é uma lição de vida chorei tanto mais a´prendi um pouco mais sobre a vida!


  120. Eu gostei muito do filme,chorei bastante,e até agora não paro de chorar,eu nunca assisti ele é a primeira vez que assisto ele.Esse filme é muito triste fala muito sobre bullyng que tem muitas crianças especiais!!!!!!!


  121. nosa assiti esse filme na escola todos choraram ate o menino mais besterento e mais bigrao o piur chorou e muinto bom


  122. EU AMEI O FILME, ASSISTIR EM SALA DE AULA TODOS SE EMOCIONARAM ENCLUSIVE A PROFESSORA É UMA LIÇÃO DE VIDA, MOSTRA NOS A GRANDE REALIDADE ENFRENTADA PO MUITAS CRIANÇÃS ESPECIAS NAS ESCOLAS . ESPERO QUE TODOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR É MARAVILHOSO ACOMPANHAR BELAS HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO.


  123. EU AMEI O FILME, ASSISTIR EM SALA DE AULA TODOS SE EMOCIONARAM ENCLUSIVE A PROFESSORA É UMA LIÇÃO DE VIDA, MOSTRA NOS A GRANDE REALIDADE ENFRENTADA POR MUITAS CRIANÇÃS ESPECIAS NAS ESCOLAS . ESPERO QUE TODOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR É MARAVILHOSO ACOMPANHAR BELAS HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO.


  124. Sem palavras…Gostei muito do filme,com certeza acabei chorando também,pois realmente traz uma lição de vida muito grande, através desse filme pude perceber outros coisas com outro olhar.resumindo ameiiiiiiiiii e recomendo para varias pessoa.


  125. Adorei o filme. Vou utilizar para fechar o semestre com meus alunos de Neurolinguística. A mensagem aos professores e pais é maravilhosa. Tem tudo a ver com Intelingências Múltiplas, incentivar habilidades e não se fixar em dificuldades. Recomendo a educadores e pais!


  126. Gente,,,,filme genial…..


  127. MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO


  128. nossa!!! uma historia linda, qque nos faz refletir sobre ser professor, ou um educador. me emocionei amo mi nha profissão cada vez mais.
    não tenho mais palavras…………


  129. ASSISTI O FILME NO CURSO MAGISTÉRIO…ACHO QUE TODO PROFESSOR E PAIS DEVERIAM ASSISTI-LO PARA APRENDER A OLHAR NOSSAS CRIANÇAS COM OUTROS OLHOS.TAMBÉM CHOREI MUITO E APRENDI MUITO COM ESSE FILME..QUEM NÃO ASSISTIU AINDA PRECISA ASSISTIR.


  130. [...] Como as estrelas na Terra,toda criança é especial; [...]


  131. adorei o fime é uma historia de vida emocionante!!!


  132. adorei o filme e gostaria muito que um amigo dislexico assistisse mas, não há versão dublada, ou há?????


  133. ótimo filme! todo educador deveria assistir! parabéns pela resenha!


  134. É o filme mais lindo que assisti, marcou minha vida. Já me comprometi em fazer cópias e dar de presente para os amigos e familiares, um filme tão lindo desses não pode ficar restrito somente ao círculo acadêmico. O cinema indiano é muito bom, está produzindo obras mais ricas do que as de Hollywood!


  135. O filme é super bacana assistir junto com meu filho de 6 anos, choramos muito, é a nossa realidade retratada nele. O professor de artes fez toda diferença na vida do garoto, só ele teve o olhar para descobrir o problema que impedia o garoto de aprender. Esse professor foi pai, mãe,irmão. Nele a criança encontrou segurança, amor,confiança para aprender e recomeçar sua vida. Sou professora aprendi muito com esse filme que é uma verdadeira estrela.


  136. Assisti o filme agora em feveriro de 2012 na minha graduação do curso de Direito, é o filme mais lindo e triste ao mesmo tempo que eu a vi em toda minha vida, ele nos ,mostram a realidade do mundo, eu digo que me emocionei muito de ver o sofrimento e despreso daquela criança. São milhares de Ishoom que vive pelo mundo. Onde os profissionais poderiam atuar como aquele preclaro educador, são educadores como o Aamir Khan o nosso mundo estão precisando.

    Israel.


  137. esse filme, realmente é otimo para qualquer pessoa, tanto que cheguei a lagrimar no final do filme,junto com meus colegas, a minha professora levou pra sala de aula pra gent fazer uma sinopze dele


  138. Assisti o filme na faculdade, agora em abril de 2012 na minha graduação de Psicologia e o filme é simplesmente encantador. Lindo demais. Todos ficaram emocionados. Realmente uma lição de vida. O melhor que já assisti. Sem dúvida, vou indicar para todos meus amigos, colegas e familiares. Vale a pena!


  139. Eu acabei de ver o filme na escola q a minha professora de historia, q é dislexa, passou. eu axei ele linduu. eu ja tinha ouvido falar da dislexia mais naum dessa forma, esses sintomas q ela causa. e realmente duro pra quem tem. a minha professoa explicou q realmente parece q as letras fikam dançando na lousa e q é dificil associar um objeto a seu nome. eu xorei no filme, pq me emocionei. o filme relata um menino com uma dificuldade de aprendizado, q por isso foi considerado burro. a realidade é bm assim, as veses nos zuamos uma pessoa, chama d burra e tal… mais as veses naum sabemos nos q talves isso pode ser um problema. triste essa situação, mais com força de vontade a gente supera, pq sabemos q ninguem é burro nesse mundo, uns são preguiçosos e outros infelismente são dislexos


  140. muitoooooooooo bom


  141. Penso que toda família juntamente com a escola deveria assistir este filme,com isso as duas mobilizariam de maneira positiva pois alunos e filhos todos são especiais independente de suas dificuldades e limitações .


  142. eu gostei muito desse filme cheguei a chorar e outra amiga ele toca seu coraçao eu recomendo esse filme!!!!


  143. O filme é realmente espetacular, e nota-se que quando existe um professor com olhar significativo faz toda a diferença.


  144. nooos esse filme e muito bom eu ja fi umas 9 vezes todas as vezes eu choro


  145. Amei esse filme,gosto de tudo fale dele.realmente incrivel


  146. Ótimo filme impossível não se emocionar,e identificar crianças com o mesmo disturbio bem próximos a nós.


  147. Assisti esse filme nesse mês de setembro na universidade,aqui em Brasília e me emocionei demais,confesso que chorei em cada cena do filme.Pois tenho estrela linda em casa,só que o problema dela não é dislexia,ela tem cromossomo oito alterado,ela é o amor de todos de casa!


  148. esse filme é belissimo!!!! bem que eu queria um professor como ese!!


  149. um filme para todo educador ver, pensar ,perceber e agir.
    maria adeilza martins – pedagoga e quase uma psicopedagoga.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: